Pesquisar publicaões antigas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

495 anos de "Reforma Protestante".

| | 0 comentários

"O justo viverá pela sua fé"


 
Ao ler essa passagem das Escrituras Sagradas, Martinho Lutero, imediatamente foi convencido de que nossa justificação não se dá através das boas obras, mas por meio da fé. A Reforma Protestante do século dezesseis teve seu início no dia 31 de outubro de 1517, quando o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses contra as indulgências, rompendo assim, com os desmandos do papado e com os desvios doutrinários da igreja. Inicialmente, a expressão 'Reforma Protestante' foi um termo pejorativo empregado pelos católicos romanos à aqueles que protestaram contra o sistema religioso da época, mas esse termo foi assimilado e usado a partir do século XVI até nossos dias para designar os grandes fatos vividos pelos que desejavam e desejam pautar sua vida religiosa segundo a Bíblia. É importante frisar que a reforma não se deu em função de uma inovação da igreja, mas por outro lado baseou-se na volta ás Escrituras Sagradas. Seu grande propósito foi fazer uma correção de rota e seguir pelas mesmas pegadas trilhadas pelos apóstolos, colocando a igreja de volta aos trilhos da verdade.  Uma das primeiras ou a principal dessas verdades diz respeito ao fato de que a bíblia é a nossa única regra de fé e prática e devemos rejeitar todas as doutrinas que não estiverem amparadas pelas Escrituras. A verdade de que a salvação é pela fé e não pelas obras. Não somos salvos pelas obras que fazemos para Deus, mas pela obra que Cristo fez por nós na cruz. A verdade de que somos salvos pela graça de Deus e não pelos méritos humanos. A verdade de que Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens, o único Salvador da igreja e o único Senhor do universo. A verdade de que a Deus pertence o poder, honra e a glória, agora e pelos séculos eternos. A grande questão é como anda a igreja depois de 495 anos, será que estamos caminhando com os mesmos princípios que defenderam nossos irmãos, chegando ao ponto de darem suas vidas? Quais os valores que a igreja de Cristo tem defendido neste presente século? O fato é que nos distanciamos muito dessa realidade, e temo qual será nosso futuro, pois a igreja mais uma vez desviam suas vidas dos princípios Cruciais das sagras Escrituras.
 


POR: Leandro Silva

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitter Facebook Tumblr Flickr Behance