Pesquisar publicaões antigas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A curiosidade pode despertar um amor que flui mudanças.

| | 0 comentários

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metades dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.Lucas 19:1-10
         Por onde Jesus passava arrastava uma enorme multidão por seus milagres miraculosos, que despertava interesse de ver de fato tamanha grandeza. Certas mudanças tomam partida de uma simples curiosidade; quando despertamos os nossos anseios em Jesus (onde fluem as mudanças) provamos também do seu poder, aperfeiçoando nossas vidas e formalizamos o nosso caráter. Às vezes precisamos de um ponto mais alto para ampliar nossa visão a uma vida santificada.
            Era Zaqueu o publicano ‘curioso’ e rico. E mesmo sendo de pequena estatura não desistiu de ‘matar’ sua curiosidade em ver Jesus. Zaqueu propôs de um lugar mais alto para melhor ver o Mestre, creio que não queria mais só ouvir falar como era aquele homem a quem tanto faz; Queria ter sua intimidade própria com Ele. Então Zaqueu com sua curiosidade e disposição subiu em uma arvore ampliando sua visão há ver Jesus passar. Com essa sua atitude Ele conseguiu chamar a atenção do Grande Jesus, fazendo o que Ele se convidasse a pousar em sua casa.
Pela curiosidade de Zaqueu acerca do homem de milagres ele atraiu pra si, a virtude do Todo-Poderoso. Como vemos no texto de Lucas capitulo 19 Zaqueu se dispôs a ir atrás de Jesus, saindo do lugar que privava a sua visão, buscando uma visão mais ampla.
         Hoje o que tem limitado o poder do Todo-Poderoso é essa falta de ‘visão’ a respeito da pessoa do Altíssimo. Muitos de nossos anseios não precisam de um milagre sobrenatural precisa apenas de um deslocamento de um comodismo devastador e buscar a palavra que edifica que nos leva o mais próximo de Deus.
         A índole de Zaqueu não era bem vista pela sociedade a qual questionaram Jesus por entrar na casa dele mais a          questão é que não importa se há uma multidão de pessoas murmurando de Deus está fazendo em sua vida, importa é que Ele está fazendo! Que a Salvação entrou em sua vida. Quando ‘enxergamos’ a presença de Deus, as pessoas próximas também enxerga essa presença em nós, não por palavras, mais por atitudes, Zaqueu se dispôs a restituir até quatro vezes mais tudo aquilo que ele defraudou.
Podemos aprender muito com esse simples publicano. Vemos que mesmo sendo ‘pequeno’ podemos buscar um lugar mais alto, para nossa visão alcançar aquilo que importa. E que se dispor, se buscarmos, é Ele quem faz o convite, basta irmos. Basta nos locomover. E quando Ele entra em nossas vidas, ai sim entenderemos o que é caráter, o que é amor. E que não importa que a uma multidão de pessoas enfurecida, importa é que alcançamos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitter Facebook Tumblr Flickr Behance